A menor queda para o funcionamento de uma CGH Betta é de 2 metros, lembrando sempre que esta queda não necessita ser vertical, pode se conseguir queda acompanhando a declividade natural do terreno. A menor vazão para se acionar o conjunto é de 20 litros por segundo, equivalente a um cano de 4 polegadas cheio. Esta vazão poderá ser menor se aumentarmos a queda d’água.
Não. A Turbobomba Betta e a Central Geradora Hidrelétrica Betta são equipamentos distintos. Isso, porém, não impede de se colocar os dois equipamentos juntos no mesmo aproveitamento.
O modelo da turbina hidráulica, a potência gerada e o custo da CGH Betta serão definidos em função das características técnicas do local escolhido para a instalação do conjunto, podendo existir cerca de 30 modelos de turbina hidráulica para uma mesma potência.
O preço da CGH Betta é diretamente proporcional a altura da queda e a vazão de água para o acionamento da mesma (consultar Dimensionamento). Para uma única potência, como exemplo 25 KVA, existem mais de 8 modelos diferentes de turbinas, cada uma com um determinado preço.
Uma das grandes vantagens dos tipos de turbina hidráulicas que fabricamos (Michell Banki e Pelton), é a grande flexibilidade de vazão. Com até 60% da vazão máxima turbinada, o rendimento da turbina será o mesmo, ou seja, a vazão bombeada ou a potência gerada cairá proporcionalmente sem que o conjunto pare de trabalhar.